Chamada de Propostas de Uso - 2024/01

O SINAPAD é uma infraestrutura de computação de alto desempenho disponível a instituições brasileiras, públicas ou privadas, para suporte a atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento. Todo pesquisador vinculado a uma instituição brasileira, com um problema relevante e que demande um sistema computacional de larga escala, pode submeter propostas para utilizar os recursos computacionais do SINAPAD.

Esta chamada de propostas contempla os supercomputadores:

Há duas entradas possíveis de submissão de projetos:

  • Projetos de PD&I de quaisquer áreas do conhecimento: as propostas devem feitas com base no modelo disponível aqui, e devem ser submetidas através do sistema JEMS da SBC.

  • Projetos de PD&I do Consórcio de Libra, da Petrobras e de ICTs trabalhando em projetos com potencial aplicação na indústria de óleo e gás no Brasil: as propostas devem ser feitas aqui.

Datas Importantes:

  • Data-limite para submissão de propostas: 29/11/2024

  • Proponentes são notificados à medida que os projetos são avaliados (fluxo contínuo). Tempo máximo de avaliação: 2 meses

  • Projetos são implementados à medida que são aprovados (fluxo contínuo). Tempo máximo de implementação: 15 dias


Links Importantes:


Métrica de alocação

Para fins de alocação e contabilização de uso dos supercomputadores, pesquisadores que ganham acesso aos recursos recebem uma cota de Unidades de Alocação (UA). Para fins de avaliação das propostas, cada UA corresponde à alocação de um núcleo (core) de CPU por uma hora.

ATENÇÃO: A forma de contabilização de UAs durante a execução do projeto é diferente nos supercomputadores SDumont (veja aqui) e Lovelace (veja aqui), e o coordenador da proposta deve atentar para essa diferença.

Programas de alocação

São previstos 3 diferentes programas de alocação e o pesquisador que apresenta uma proposta deve indicar em qual dos 3 programas ele pretende concorrer:

  • Premium : provê alocações a projetos de pesquisa que solicitam mais de 5.000.000 UAs. Esse programa está disponível somente para propostas de continuidade de projetos anteriores (Standard ou Premium) que apresentaram relatórios técnicos aprovados pelo Comitê Gestor do supercomputador ao final de sua vigência. Nesse programa, as propostas são avaliadas em duas fases: avaliação quanto aos aspectos de mérito técnico-científico e de propriedade de uso dos supercomputadores, e revisão prévia de adequação da escalabilidade do(s) software(s) de interesse pelo Comitê Gestor e Equipe Técnica do supercomputador. Os projetos Premium aprovados nesta Chamada terão duração máxima de 18 meses, prorrogáveis por mais 18 meses mediante avaliação do Comitê Gestor;

  • Standard : provê alocações a projetos de pesquisa que solicitam um mínimo de 500.000 UAs e um máximo de 4.999.999 UAs. Nesse programa, as propostas são avaliadas quanto aos aspectos de mérito técnico-científico e de propriedade de uso dos supercomputadores. Os projetos Standard aprovados nesta Chamada terão duração máxima de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses mediante avaliação do Comitê Gestor;

  • Fins Educacionais : provê alocações de no máximo 100.000 UAs, para realização de cursos de treinamento, inclusive de eventos científicos, e para disciplinas de graduação e pós-graduação em instituições de ensino superior e em institutos de pesquisa que façam uso de processamento massivamente paralelo. Os cursos deverão ter como conteúdo tópicos tais como uso do sistema de submissão de tarefas, ferramentas de avaliação de desempenho da aplicação, e noções de boas práticas de programação em arquiteturas paralelas, a fim de estimular o uso dos diferentes recursos computacionais disponíveis, da melhor maneira possível. A duração dos projetos Educacionais depende da duração dos cursos propostos. O proponente deve indicar as datas de início e de término do curso. Em caso de aprovação do projeto Educacional a vigência do mesmo começará 1 mês antes do início do curso e terminará 1 mês após o término do curso.

ATENÇÃO: Projetos de pesquisa com demanda menor que 500.000 UAs não são atendidos por essa chamada, e os proponentes são convidados a procurar diretamente os demais centros que compõem o SINAPAD.

Para cada projeto alocado em um dos programas de alocação, é dada uma cota de UAs, cujo tamanho é definido a partir dos limites definidos no programa de alocação, da demanda apresentada na proposta do projeto, da quantidade de propostas aprovadas, do tempo estimado de execução do projeto, e dos recursos computacionais disponíveis no sistema indicado para implementação do projeto.

Formato das Propostas

Cada proposta enviada para avaliação deverá ser autocontida, justificando a necessidade de uso dos recursos e demonstrando clareza do objetivo almejado. Propostas de objetivos parciais são desencorajadas. Propostas de continuidade de projetos anteriores e que obtiveram bons resultados são encorajadas. Uma proposta Premium deve indicar claramente a qual projeto a mesma pretende dar continuidade.

Os programas de alocação não têm por objetivo atender propostas "guarda-chuva", no sentido de serem propostas individuais sem um relacionamento claramente articulado das atividades ou que não explorem as características singulares no Brasil da infraestrutura provida pelos supercomputadores atendidos nesta Chamada.

Critérios de elegibilidade

Os pesquisadores interessados em utilizar os recursos computacionais dos supercomputadores devem observar a adequação da sua proposta ao seguintes critérios de elegibilidade:

  • Pesquisador principal com vínculo empregatício com instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil.

  • Pesquisador principal sem vínculo empregatício com instituição de ensino ou de pesquisa no Brasil deverá apresentar carta de anuência da instituição em que permanecerá, durante a vigência do projeto. São elegíveis neste caso os seguintes profissionais: pós-doutorandos, professor visitante, pesquisador visitante, pesquisador/professor especial (aposentado mas que mantém algum vínculo não-remunerado com a instituição).

  • O uso dos supercomputadores atendidos nesta Chamada via programas de alocação Standard, Premium e Educacional é destinado exclusivamente ao ensino e à pesquisa científica e tecnológica.

  • Aplicações inseridas em algum projeto já financiado por agência de fomento à pesquisa, nacionais ou internacionais, terão maior prioridade de atendimento.

Outros requisitos específicos para cada um dos supercomputadores podem ser encontrados aqui (para SDumont), aqui (para Lovelace), e aqui (para LoboC).

Requisitos científicos

As propostas submetidas devem demonstrar relevância científica ou tecnológica, explicitando seus aspectos transformadores, o impacto científico esperado e as possíveis inovações e aplicações práticas.

Requisitos técnicos

As propostas submetidas ao programa de alocação Premium devem solicitar um mínimo de 5.000.000 UAs.

As propostas submetidas ao programa de alocação Standard devem solicitar um mínimo de 500.000 UAs e um máximo de 4.999.999 UAs.

As propostas submetidas ao programa de alocação Educacional devem solicitar um máximo de 100.000 UAs.